sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Preferência Revelada e Taxa Marginal de Substituição

Bom, até agora vimos muita teoria sobre como os economistas entendem as preferências do consumidor, no entanto, esta dinâmica dos consumidores é dificil de se enxergar na prática. Por isso estou postando este texto sobre a teoria da Preferência Revelada, que, apesar de ser um texto teórico, ajuda a aplicar os conhecimentos adquiridos com a teorica do consumidor. Como os anteriores, este texto é inspirado no livro de Hal R. Varian. Tirem proveito!

Até agora, pudemos prever as escolhas dos consumidores com base nas preferências dos mesmos, no entanto, na vida real as preferências não são diretamente observáveis, por isso temos que estimar suas preferências e consequentemente suas curvas de indiferença com base em suas escolhas(processo inverso) para então prevermos as suas escolhas futuras. Para isso tomamos como hipótese que as preferências dos consumidores são imutáveis, o que não é muito real se tomarmos como base o longo prazo, mas se utilizarmos como referência o curto prazo nossas estimativas se tornarão bem próximas da realidade.


O processo inverso da teoria é muito simples. Se um consumidor vai ao mercado e escolhe uma cesta de bens em detrimento de outra já poderemos inferir algo sobre suas preferências básicas. Dizemos que a cesta X escolhida é revelada como preferida a cesta Y. Isto nos diz apenas que a cesta X foi escolhida quando outra cesta Y poderia ter sido escolhida, e por isso a cesta X é considerada preferida para aquele consumidor. Graficamente temos:

Além disso, de acordo com o princípio da transitividade, se analisarmos as cestas Y e Z em outro contexto, e descobrirmos que Y foi revelada como preferida a Z, poderemos também dizer que a cesta X é indiretamente revelada como preferida à cesta Z.

Taxa Marginal de Substituição


Existe também um aspecto importante a ser observado sobre o mercado para podermos tirar conclusões sobre o comportamento dos consumidores. Este aspecto diz respeito a relação entre os preços dos produtos e a taxa marginal de substituição dos bens pelos consumidor.

Em mercados equilibrados, os preços se ajustam de forma a igualar a oferta e a demanda. Esse ajuste de preços contém mais informações do que apenas números. Mostrarei um exemplo.

Suponha que estamos analisando dois produtos em um mercado, requeijão e margarina. Agora imagine que o preço do requeijão seja igual a $3,00 e o da margarina seja $1,00. Podemos dizer que a taxa de troca do mercado para esse produto é de p1/p2=3/1, pois uma unidade de requeijão compra 3 unidades de margarina. Ora, se sabemos que esses preços foram ajustados pela demanda do consumidor, podemos presumir que sua taxa de troca deve ser a mesma do mercado. Logo, a escolha ótima do consumidor entre margarina e requeijão será a escolha onde a taxa marginal de substituição for igual a 3.


TMS = Δx2/Δx1 = p1/p2

Isso quer dizer que a cesta dos consumidores terão sempre 3 vezes mais margarina que requeijão.

Isto ocorrerá para todas as cestas de ótimas, isto é, a inclinação da curva de indiferença(taxa marginal de substituição) no ponto de tangência com a restrição orçamentária, será sempre igual à divisão entre os preços dos bens 1 e 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário