domingo, 3 de novembro de 2013

De la servitude moderne!

Desabafo escrito há alguns anos, mas uma verdade que permanece imutável em meu coração. Foge à proposta do blog mas quero acreditar que este pode ser o início de uma nova era de publicações sobre economia teórica.
Segue o link do blog de origem da publicação, e fica a recomendação de um blog com um ótimas reflexões.
http://descobrirepreciso.blogspot.com.br/2011/03/de-la-servitude-moderne.html
Aproveito também para me desculpar antecipadamente pela forma como foi escrito o último parágrafo, mas acredito que alterá-lo nesta publicação não seria justo com a pessoa que o escreveu (eu mesmo alguns anos atrás).
Poderei fornecer diversas referências que inspiraram esta publicação. Se interessar a alguém, basta deixar um comentário.

"Somos todos escravos de um sistema corrupto. Vitimas de armas que controlam nossas mentes ao contrário de nos ferir. Armas que causam alienação.
Pessoas gastam todo o seu tempo trabalhando para enriquecer poucos, acreditam que poderão alcançar um cargo mais alto, ao fazerem isso enriquecem ainda mais a quem os escraviza. Trabalhos repetitivos sejam eles intelectuais ou físicos. As pessoas são treinadas para executar tarefas que desprezam sua capacidade de ajudar a humanidade.
Quando não trabalham estudam por um bom lugar no mercado. Estudo mercantil, não desenvolve o intelecto, apenas aprendem as mesmas tarefas repetitivas que passarão o resto da vida realizando. As faculdades de economia não ensinam nada além do que o sistema capitalista necessita para se fortalecer. Os que se colocam contra o modelo são zombados por aqueles que são a verdadeira piada.
Todo esse tempo, 8h de trabalho, 5h de estudo, e em que sua vida muda? Sempre a mesma coisa, sempre estará atrás de alguém. E pior que isso, estará passando por cima de alguém a cada degrau que lhe parece deixar em posição mais alta. Todo esse tempo Irrecuperável, se fosse usado de outra forma não existiria fome nem miséria.
Não pode se eliminar a corrupção do sistema, pois ele o é por essência. O sistema monetário, por exemplo, coração do capitalismo, trata-se de um sistema baseado em dívidas. Se todos pagassem suas dívidas ao mesmo tempo, não haveria mais moeda em circulação. Por isso, também se tem por essência desse sistema que ninguém pode ter algo sem dever para alguém ou sem que alguém lhe deva.
Radicalismo? O dinheiro foi inventado em uma época de escassez, sem trocas as pessoas não poderiam atender suas necessidades até mesmo biológicas. Mas e agora? Tecnologia é a palavra, quase um sinônimo pra abundância. Sabemos que o homem já foi para o espaço e sabemos que isso era interessante politica e economicamente. Quando veremos o homem acabar com a fome e a miséria? Não temos tecnologia suficiente? Na verdade, não temos viabilidade econômica. Existe viabilidade para produzir Ipod’s e carros de luxo, mas não para transportar agua, comida e medicamentos para as regiões pobres. Que merda é essa?? Quem aguenta viver num mundo doente desse!?!? Aqueles que têm o dinheiro como deus.
Não estou aqui pra falar de socialismo ou capitalismo justo ou qualquer uma dessas merdas corruptas e irrecuperáveis. To aqui porque quero escreve essas merda que eu to falano e to aqui porque já to cansado dessa galera que num busca a verdade. A maioria das pessoas nem sabe que existem novas propostas de organizações sociais, realmente civilizadas e igualitárias, trata-se da economia baseada em recursos, bom para o planeta, bom para nós e péssimo pra todo mundo que tem muito dinheiro tirado de quem só tem trabalho.
Busque a verdade!"